NUD
Núcleo de Pesquisa e Extensão Sobre Drogas
sobre o nud
QUEM SOMOS?
Criado em 25 de novembro de 2015, o Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Drogas - NUD/UFCG - surgiu da necessidade de construção de espaços de diálogo sobre drogas, redução de danos, antiproibicionismo e luta antimanicomial, não só nos processos formativos acadêmicos mas também junto às pessoas que atuavam em serviços públicos de saúde, assistência social, educação e segurança pública, especialmente.
Orientados inicialmente pelos estudos de gênero, pela epistemologia feminista e pelo construcionismo social, o NUD tem seguido, e defendido, os princípios teóricos e metodológicos construídos pelos processos de reformas sanitária e psiquiátrica, pela defesa do cuidado em liberdade no campo das chamadas Políticas de Atenção Psicossocial, pelo antiproibicionismo e antirracismo necessários a todas as discussões sobre políticas de drogas, na perspectiva ética da Redução de Danos como princípio orientador do cuidado de si e dos outros.
O Núcleo se desNUDa para outras possibilidades de acolher e fomentar estudos e ferramentas práticas de diálogo com pessoas e grupalidades, defendendo os vários modos de viver, direcionando o olhar ético-político para possibilidades emancipatórias de pensar e atuar junto às pessoas que consomem drogas (sejam as tornadas lícitas e/ou ilícitas, prescritas ou não), incluindo aqui os medicamentos.
Por fim, nos posicionamos de modo contrário a todos os saberes e fazeres racistas, fascistas, machistas, homofóbicos e coloniais, que silenciam e exterminam alguns sujeitos e coletivos, bem como os seus modos de viver e pensar.
NOSSA LOGO
.jpg)
A logo do NUD é uma imagem caleidoscópica, associada às possibilidades e contradições no uso das drogas, situadas muitas vezes entre o prazer e a repressão ao prazer. Caleidoscópio que lembra também a possibilidade de "outros sentidos", destacado pelo lilás e o verde que juntas nos remetem às relação com gênero e feminismo e ao debate entre o natural-não/natural, presentes nas articulações que pretendemos no NUD. Quanto ao nome NUD, pensamos na importância do "desnudar-se". Do despir-se de (pré)conceitos e posturas (pré)estabelecidas. Do resinificar.
Um agradecimento muito especial ao companheiro Benedito Medrado pela gentileza de produzir a imagem e nos explicar em palavras alguns sentidos possíveis para a logomarca.
COMO ESTAMOS
Em tempos de pandemia de COVID 19 foi necessário repensar todo o planejamento do NUD para 2020.
No início do ano levantamos nossos principais temas de interesse, campos de ação e fundamentos epistemológicos que precisavam de fortalecimento.
Decidimos concentrar nossas reflexões em torno da medicalização da vida e medicamentalização do sofrimento, intensificar nossas discussões e postagens sobre redução de danos nas redes sociais e fortalecer epistemologicamente os campos a partir dos quais nos posicionamos.
Fortalecemos ainda nossas articulações com outros núcleos acadêmicos parceiros, especialmente como o NUCED da UFC e o Gentileza da UFRN, bem como nossa integração ao Coletivo Intercambiantes Paraíba e Brasil – Ética, Bioética e Direitos Humanos no campo das drogas.